Agro Giro

 Embrapa lança cartilha sobre uso da água da chuva na produção animal

O uso de água da chuva na produção animal tem muitas vantagens, mas é necessário que o produtor fique atento à qualidade da água armazenada. A Embrapa Pecuária Sudeste lançou a publicação “Captação de água de chuva e armazenamento em cisterna para uso na produção animal”, de autoria do pesquisador Julio Palhares, que discute vários aspectos do sistema. A publicação está disponível no site www. embrapa.br/pecuaria-sudeste/publicacoes.


ILPF recupera pastagem degradada da Fazenda Campina

De acordo com proprietário, Carlos Viacava, a fazenda do interior paulista registrava estágio avançado de degradação dos pastos e por isso resolveu investir na Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. “Ficamos tão satisfeitos com os resultados que, a cada ano, estamos ampliando a área. Na safra 2016/2017, que começa a ser semeada neste mês, a previsão é para 1.300 ha”, informa.


Maior navio boiadeiro do mundo embarca gado vivo em SP

O navio Ocean Shearer tem 189 metros de comprimento por 33 de largura e capacidade para aproximadamente 22.500 cabeças de gado. Ele esteve recentemente atracado em São Sebastião/SP fazendo carregamento de animais e ração. O perfil dos bovinos dessa primeira operação são de animais jovens, de até 300 kg, produtos de cruzamento industrial, sendo anelorados, Angus, Hereford, Braford e outras europeias.


1º curso de extensão a distância para gestão de pessoas

A demanda por profissionalização dos trabalhadores rurais levou a Faculdade de Tecnologia CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) a lançar o primeiro curso de extensão a distância (EAD), via Internet, para gestão de pessoas no Brasil. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o DOT digital group, importante empresa na área de soluções digitais para EAD, responsável pelo desenvolvimento da plataforma tecnológica. Mais informações, acesse www.ead.faculdadecna.com.br.


Temer lança plano de desburocratização do agronegócio

O presidente Michel Temer lançou o Plano Agro+, focado na eficiência e redução da burocracia no agronegócio brasileiro. Entre as medidas do plano estão o fim da reinspeção em portos oriundos de unidades com Serviço de Inspeção Federal (SIF). Com a eliminação dos entraves, o setor privado deve registrar um ganho de eficiência estimado em R$ 1 bilhão ao ano.


Queima fitossanitária contra mosca-dos-estábulos

Em caráter emergencial, resolução do secretário da Agricultura do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, publicada no Diário Oficial de 17 de setembro, objetiva eliminar matéria orgânica que sirva de criadouro. Outra medida é evitar o acúmulo de vinhaça em locais encharcados ou fracionar a lâmina de aplicação de vinhaça, evitando o excesso de umidade na palhada.


Morre Trajano Silva

Faleceu em 21 de setembro, aos 85 anos, o leiloeiro rural Trajano Antônio de Lima e Silva, fundador da Trajano Silva Remates em 1961. Ele foi um dos precursores dos leilões de gado no Brasil em uma época quando a comercialização ocorria diretamente entre os interessados. Vivia na cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, onde residia há mais de 30 anos.


Warning: getimagesize(/revistas/ag/imagens/id_428/agro+giro_1.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/a/fb/47/edcentaurus/public_html/edcentaurus/application/controllers/AgController.php on line 441