Carne Angus

 

Angus vai se tornar commodity?

José Roberto Pires Weber*

A expansão no uso da genética Angus no Brasil pode fazer com que alguns se perguntem: será que uma hora dessas o Angus vai virar commodity no Brasil? A resposta vem com uma breve reflexão e simples equações matemáticas. Comercializamos em 2015 mais de 4,2 milhões de doses de sêmen Angus (50% de todo sêmen de corte consumido no Brasil) e vendemos um volume próximo a 10 mil reprodutores. Esses números nos permitem produzir pouco mais de 3 milhões de bezerros com genética Angus ao ano, ou seja, 6% da safra nacional de 48,2 milhões de terneiros.

Dessa forma, há de se convir que falta muito tempo para que deixemos de ser uma produção pecuária de nicho e, por isso, com valorização diferenciada de mercado, que não é sustentada apenas pela baixa oferta ou escassez de animais, mas também por sua qualidade e demanda crescente pelos consumidores. Cenário ainda mais distante se for observada a taxa de inseminação no País, algo próximo a 10% das matrizes. Sabendo-se que commodity é um bem produzido em larga escala, com características físicas homogêneas e preço regrado unicamente pelas leis de mercado, seria preciso elevar as pretensões de expansão da Angus à escala exponencial para atingir tal status.

Mas é importante atentar para a provocação que está por trás dessa pergunta, insinuada recentemente em artigo publicado na coluna “Caindo na Braquiária”, na edição de setembro aqui da Revista AG. Sim, a Angus está em franca expansão e isso chama a atenção de muita gente. Porém, não crescemos a ponto de deixar os criadores – razão máxima da existência da Associação Brasileira de Angus – sem respaldo nem direito à informação. Por isso, é preciso esclarecer outras questões constantes no mesmo artigo.

Difer...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!


Warning: getimagesize(/revistas/ag/imagens/id_428/carne+angus_1.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/a/fb/47/edcentaurus/public_html/edcentaurus/application/controllers/AgController.php on line 441