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Conhecimento e tecnologia

Caravana da Produtividade percorrerá 136 cidades em 19 estados

Altair Albuquerque*

Roteiro da Caravana da Produtividade 2016
Equipe 1: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná
Equipe 2: São Paulo e Mato Grosso do Sul
Equipe 3: Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Goiás
Equipe 4: Bahia, Sergipe, Pernambuco, Tocantins, Maranhão, Ceará e Pará
Equipe 5: Mato Grosso, Rondônia e Acre

Cinco empresas líderes em suas áreas de atuação estão a campo para realizar uma ação inédita e inovadora, que objetiva contribuir para impulsionar a produtividade das cadeias produtivas da pecuária de corte e de leite. A Caravana da Produtividade leva conhecimento e capacitação técnica em saúde, nutrição, manejo de pastagens e gestão aos pecuaristas de todas as regiões do Brasil. O foco são os pequenos e médios produtores.

A Caravana da Produtividade 2016 conta com cinco unidades móveis simultâneas, compostas por técnicos das empresas participantes em picapes, que até o início de dezembro visitarão 136 cidades em 19 estados, rodando 72 mil km e cobrindo regiões que concentram 80% do rebanho bovino brasileiro. A interação com os produtores é outro diferencial do projeto. Serão realizadas 480 visitas técnicas a pecuaristas e a 200 revendas agropecuárias.

Trata-se de um expressivo crescimento em relação à primeira edição da Caravana que, em 2015, contou com três unidades móveis que visitaram 12 estados, passando por 78 cidades e rodando 29.393 km. A ação atingiu mais de 5 mil pecuaristas e foram realizados eventos com 114 revendas agropecuárias. Neste ano, o objetivo é impactar diretamente mais de 5,5 mil pecuaristas, donos de mais de 200 mil cabeças de gado (corte e leite). São criadores de todos os perfis, incluindo pequenos e médios, que carecem de novas tecnologias em saúde, nutrição, genética e gerenciamento para produzir mais e melhor.

“A Caravana da Produtividade foi concebida para impulsionar o desenvolvimento da pecuária a partir da troca de informações técnicas entre os criadores e as equipes das empresas parceiras da iniciativa. Precisamos estar mais presentes no campo, contribuindo para alavancar a produtividade e, consequentemente, o resultado econômico das cadeias produtivas de carne e de leite”, destaca Pedro Bacco, diretor da Área de Negócios de Grandes Animais da Merial Saúde Animal, empresa idealizadora do projeto e que conta, para realização da iniciativa, com a parceria da DSM Tortuga, Dow AgroSciences, JBS e Volkswagen.

Segundo Juliano Sabella, diretor de Marketing da DSM Tortuga, “a Caravana da Produtividade é uma excelente iniciativa para melhorar a vida das pessoas, através da ciência. É uma ação que permite o contato com milhares de pecuaristas, em todas as regiões do País, sendo uma excelente iniciativa para levarmos informações, tecnologias e ferramentas que farão a atividade pecuária mais eficiente.”

Para Felipe Daltro, gerente de Marketing da Linha Pastagem da Dow AgroSciences, “iniciativas como essa são importantes para levar conteúdo técnico e novas tecnologias aos pecuaristas que não usam todas as ferramentas disponíveis a seu favor. É necessário abrirmos no setor espaço para esse tipo de discussão, que influencia diretamente a produtividade e a rentabilidade do produtor”, destaca.

“A iniciativa é importante para a JBS para aproximar ainda mais a empresa dos pecuaristas – especialmente daqueles que não têm contato frequente com os frigoríficos. O sucesso na atividade é positivo para todos os envolvidos. É essa a mensagem que queremos passar”, explica Fabio Dias, diretor de Originação da JBS.

“O produtor rural é um dos mais importantes clientes de picapes médias no mercado nacional. E, ao colocar a Volkswagen Amarok como veículo oficial de um evento desse porte, certamente criamos uma ótima oportunidade para reforçar, na prática, toda a robustez e tecnologia da Amarok”, afirma o gerente executivo de Comerciais Leves da Volkswagen do Brasil, Ricardo Casagrande.

*Altair Albuquerque é assessor de imprensa da Merial Saúde Animal