Raça do Mês

 

SENEPOL

O taurino adaptado que expressa versatilidade a serviço da pecuária brasileira

Erick Henrique
erick@revistaag.com.br

A bovinocultura de corte tem se cobrado sobremaneira em utilizar ferramentas que comprovadamente minimizem os riscos da atividade. Para tanto, o setor investe pesado em animais melhoradores.

Para começar o projeto com o pé direito, o criador brasileiro busca nesta era tecnológica investir em bovinos que realmente façam a diferença no campo, cobrindo a vacada debaixo do sol escaldante dos trópicos, fêmeas que apresentem habilidade materna e produzam bezerros pesados à desmama, com pouca exigência no manejo, e sejam dóceis, o que facilita o trabalho do vaqueiro, entre outros fatores importantes para a longa e árdua jornada rumo à lucratividade.

Foi com essa necessidade que o médico-veterinário de Ribeirão Preto/ SP e pecuarista Henrique de Freitas Tavares resolveu sobressair-se no setor ao adquirir a genética Senepol, com um projeto embrionário no norte do País. Ele trabalha no Tocantins há 14 anos, porém, foi no interior paulista que se especializou em Melhoramento Genético Animal pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto FMRP/USP.

“Inicialmente, transferi um rebanho de fêmeas Nelore PO de Jussara/ GO para o município de Paraíso do Tocantins/TO, criando Nelore PO e comercializando os reprodutores com três anos de idade na própria fazenda. Contudo, eu era mais um no concorrido mercado da região. Então, em abril de 2012, tive o primeiro contato com a raça em Uberlândia/ MG, após conhecer o criador Ricardo Carneiro, da Fazenda Senepol Soledade”, lembra Tavares.

No mês de outubro daquele ano, o produtor paulista foi ao município de Sertãozinho/SP e arrematou duas jovens e promissoras doadoras Senepol para inicia...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!


Warning: getimagesize(/revistas/ag/imagens/id_428/raca+do+mes_1.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/a/fb/47/edcentaurus/public_html/edcentaurus/application/controllers/AgController.php on line 441