Agro Giro

 

Mapa e setor produtivo buscam ampliar exportações de sêmen e embriões

Representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) estiveram em Brasília/DF para debater medidas voltadas ao incremento das exportações brasileiras de material genético bovino. O objetivo da articulação é alinhar ações para atender as demandas de novos mercados e facilitar a modernização de novos protocolos zoosanitários.


Brasil atinge mais de 90% da Cota Hilton

Pela primeira vez, em dez anos, o País atingiu mais de 90% da Cota Hilton com o embarque de 9,2 mil toneladas de carne bovina entre junho de 2015 e junho de 2016. O País chegou a 92,9% das 10 mil toneladas concedidas pela União Europeia. A cota anual, de 65.250 toneladas, é fixa, e a ela somente têm acesso os países credenciados: Argentina, Austrália, Brasil, Uruguai, Nova Zelândia, EUA, Canadá e Paraguai.


Confinamento será 11% a 15% menor no Brasil

A alta nos preços do milho e a expectativa de uma safra menor do grão devem provocar queda de 11% a 15% na intenção de confinamento neste ano. A projeção foi feita a partir de levantamento com pecuaristas durante o Rally da Pecuária. Caso confirmada, a perspectiva é de redução de 580 mil cabeças, o que implicaria em uma queda de 5,2 milhões para 4,6 milhões de cabeças no volume total terminado em confinamento no País.


“NENHUM PAÍS TEM LEGISLAÇÃO AMBIENTAL TÃO DURA QUANTO A DO BRASIL”, AFIRMA BLAIRO MAGGI

O ministro do Mapa, Blairo Maggi, participou no dia 4 de julho, do Global Agribusiness Forum (GAF), na capital paulista, apresentando dados elaborados pela Embrapa que apontam que mais de 61,3% do território nacional é ocupado por áreas de preservação ambiental. Tal fato, na avaliação do ministro, é um passaporte para vender ao mundo a informação de que o Brasil tem a legislação mais rígida sobre o assunto.


Sem planejamento vão à extinção 95% das empresas familiares

Segundo dados do IBGE e do Sebrae, mais de 90% das empresas constituídas no País são familiares. Apesar de serem consideras um dos principais pilares da economia, representando cerca de 65% do PIB, pesquisas apontam que de cada 100 apenas 30 sobrevivem à primeira sucessão e cinco chegam à terceira geração.


Defesa precisa de um fundo fiduciário

O Brasil precisa criar um fundo fiduciário para fortalecer principalmente as estratégias de combate e erradicação da febre aftosa. Para o presidente do Conselho Nacional da Pecuária de Corte, Tirso de Salles Meirelles, o fundo permitiria aumentar a capacidade de prevenção contra a doença, assim como aprimorar a vigilância no País e nas áreas fronteiriças.


Elementos de uma nova crise ameaçam frigoríficos

Fatores de dificuldades que historicamente não costumam andar juntos, mas que, desta vez, ocorreram ao mesmo tempo, têm deixado os empresários preocupados com o futuro. O principal deles é a queda paulatina do consumo de carne bovina que, em anos passados rondou perto de 40 quilos/ano por habitante e que hoje já está em 32 quilos/ hab/ano.


ERRATA

O nome correto da fazenda líder no TOP 50 Zebuínos é Agropecuária CFM e não como foi publicado na tabela da página 26, na edição de julho de 2016.


Warning: getimagesize(/revistas/ag/imagens/id_420/agro+giro_1.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/a/fb/47/edcentaurus/public_html/edcentaurus/application/controllers/AgController.php on line 441