Agro Giro

 

Governo de SP pretende vender fazendas de pesquisas agropecuárias

O governo paulista visa negociar ao menos 13 propriedades de pesquisa científica voltadas à agricultura e à pecuária, na tentativa de elevar as receitas do Estado. A venda, que tem provocado críticas de pesquisadores, faz parte de um pacote de alienação de 79 imóveis que tramita em caráter de urgência na Assembleia Legislativa e prevê levantar R$ 1,43 bilhão.

Infestação por moscas-dos-chifres é menor no sistema silvipastoril

Pesquisas realizadas na Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos/SP, indicam que a infestação por mosca-doschifres nesse modelo de integração é 38% menor do que no sistema convencional. De acordo com a pesquisadora da Embrapa Márcia de Sena Oliveira, alterações de microclima e a microfauna associada ao bolo fecal dos bovinos criados nesses sistemas afetam a dinâmica da população das moscas.

Mato Grosso do Sul atende 23% do que é exportado pela Cota Hilton

No último ano, os frigoríficos brasileiros embarcaram para a Europa, por meio da Cota Hilton, 80% do total da meta anual de 10 mil toneladas de carne bovina, sendo que Mato Grosso do Sul contribuiu com 23% desse total. A afirmação do proprietário da Fazenda 3R, Rubens Catenacci, mostra a necessidade de os criadores elevarem a qualidade da proteína produzida para atender o déficit nas exportações.

Mercado de reposição movimentado no Pará

A disponibilidade das pastagens no Pará ainda dá suporte aos animais e isso faz com que os pecuaristas comecem a repor. O volume de negócios é bom e a oferta e a demanda estão equilibradas. De acordo com o levantamento realizado pela Scot Consultoria, na média dos últimos doze meses, considerando todas as categorias de machos anelorados, houve aumento de 1,3% nas cotações.

China já responde por 35% das importações de carne bovina brasileira

Com a reabertura do mercado ocorrida em junho de 2015, o país transformou-se nos últimos 12 meses no maior cliente para a carne bovina brasileira. No acumulado do ano, as exportações brasileiras atingiram 588.389 toneladas de janeiro a maio, com receita de US$ 2,23 bilhões. Hong Kong, com 134.081 toneladas, e a China, com 71.513 toneladas, foram os maiores compradores em 2016.


Brasil realiza consultas com a Indonésia na sede da OMC

No dia 3 de junho, aconteceram as consultas na disputa DS 506, que o Brasil abriu contra a Indonésia para questionar as restrições impostas às importações de carne bovina brasileira àquele país. As consultas foram realizadas na sede da Organização Mundial do Comércio (OMC), em Genebra, e contou com a presença do diretor-executivo da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Fernando Sampaio.


Embrapa lança Carne Carbono Neutro

A principal finalidade do conceito CCN desenvolvida pela Embrapa é atestar a produção de bovinos em sistemas com a introdução obrigatória de árvores como diferencial. Nessas condições, a presença do componente arbóreo em sistemas de integração do tipo lavoura-pecuária-floresta (ILPF) neutraliza o metano entérico (exalado pelos animais), um dos principais gases responsáveis pelo efeito estufa.