Notícias do Hereford e Braford

 

Setor de registros da ABHB comemora crescimento em 2015

Em 2015, foram registrados pelo Setor de Registro Genealógico da ABHB, 52 mil animais Hereford e Braford. O número, maior que o atingido em 2014, quando foram registrados 48 mil, mostra o que já é percebido nas pistas de remates e julgamentos: o crescimento das raças “caras brancas” no Brasil.

Conforme a Superintendente do Setor de Registro Genealógico da ABHB, a Médica Veterinária Zilah Cheuiche, mais de 20 mil terneiros Braford machos e fêmeas receberam seu registro de nascimento no último ano. “O registro genealógico é o certificado racial por excelência. Ele agrega valor ao animal por atestar sua procedência e controle zootécnico com o objetivo de seleção e melhoramento genético”, informa.

ABHB é certificadora exclusiva dos reprodutores e matrizes Braford no Brasil, credenciada pelo Mapa e registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) para execução dos serviços de seleção de bovinos das raças HB no Brasil. Atua, por delegação da Associação Nacional de Criadores “Herd-Book Collares”, na seleção zootécnica do rebanho Hereford (aspado e mocho) no Brasil. Realiza o Serviço do Registro Genealógico da Raça Braford e o Serviço do Registro Genealógico da raça Hereford nos livros Puro Controlado (PC) e Livro Aberto (LA) e o credenciamento dos Inspetores Técnicos do Registro Genealógico de ambas as raças.

PampaPlus lota dependências da Embrapa para 8º Curso Internacional

Com o auditório da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé/RS, completamente lotado de estudantes, pesquisadores e especialistas do Rio Grande do Sul e fora dele, foi realizado entre os dias 16 e 18 de março o 8º Curso Internacional de Melhoramento Genético de Bovinos de Corte do PampaPlus - Programa Oficial de Avaliação Genética das Raças Hereford e Braford da ABHB.

A atividade, realizada em parceria com a Embrapa Pecuária Sul, Embrapa Gado de Corte/Geneplus e Nespro/ UFRGS, buscou debater temas atualizados em relação às novas tecnologias disponíveis para o incremento da produtividade das raças bovinas. Trouxe para discussão importantes palestrantes brasileiros e do exterior, como os engenheiros agrônomos uruguaios Mario Lema e Juan Manoel Soares de Lima, do Instituto Nacional de Pesquisa Agropecuária (Inia, sigla em espanhol). Da Embrapa Gado de Corte, os pesquisadores Rodrigo da Costa Gomes, Luiz Otávio Campos da Silva e Roberto Augusto de Almeida Torres, além do professor adjunto da Universidade de Guelph, no Canadá, Dr. Ricardo Vieira Ventura.

No que se refere às perspectivas futuras, uma grande novidade para o PampaPlusNET, sistema informatizado de escrituração zootécnica e coleta de dados para avaliação genética das raças HB. Está sendo desenvolvido um aplicativo para celular que desempenhará as mesmas funções do Programa sem a necessidade de conexão com a Internet, o que facilitará ainda mais a inserção de informações no sistema. “Temos consciência da dificuldade que o produtor tem para acessar o sistema, por essa razão estamos buscando facilitar e agilizar o acesso, reduzindo na metade o trabalho do produtor”, afirma Willian Coelho, da Embrapa Pecuária Sul.


Nacional Hereford e Braford

Vem aí a maior mostra brasileira das raças Hereford e Braford. Será entre os dias 16 e 21 de maio, no Parque de Exposição Dr. Lauro Dornelles, em Alegrete/RS. A exposição irá reunir o que há de melhor na genética animal HB, além de especialistas, criadores e autoridades do brasileiras e também do estrangeiro. No cronograma de atividades, julgamentos, Curso de Churrasco Para Mulheres, palestras com o piloto Luciano Burti e o Engenheiro Agrônomo Alcides Torres, cursos de capacitação, degustação de Carne Certificada Hereford, além da Copa dos Criadores, o desafio dos animais a campo, resultado de uma proposta inovadora do Núcleo Jovem.