Agro Giro

 

Instituto da Carne é lançado em Cuiabá/MT

O Governo do Mato Grosso lançou em 2 de março, com a presença do governador Pedro Taques e secretários, o Imac (Instituto Mato-grossense da Carne). O instituto irá promover a carne bovina e contar com um selo que vai atestar a qualidade dos produtos produzidos no Estado. Entre as finalidades do Imac estão o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias para padronização de carcaças, interligando os elos da cadeia produtiva.


Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio

No mês em que se comemorou o Dia Internacional da Mulher, o Transamérica Expo Center lançou o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, que acontece nos dias 25 e 26 de outubro, no próprio Transamérica Expo Center, em São Paulo. O evento é voltado para agricultoras, pecuaristas, profissionais da indústria, executivas de corporações do setor e herdeiras de propriedades agropecuárias.


Terceirização de serviços no agronegócio

Tramita no Congresso Nacional o Projeto de Lei n° 4.330/2004, conhecido como Lei da Terceirização, que, se aprovado, terá reflexos no âmbito rural. Os produtores entendem que a proposta viabilizaria um aumento significativo na produtividade, pois muitos deles não conseguem adquirir equipamentos caros, como maquinário de colheita para modernizar a produção, além de contratar mão de obra especializada a menor custo.


Especialista crítica “soberania” da Funai em demarcação

O professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) , Denis Rosenfield, especialista em questões fundiárias, criticou o processo que tem sido feito à revelia do que determinam a Constituição Federal e o Supremo Tribunal Federal, prejudicando muitos produtores, que acabam expulsos de suas terras e ficam desamparados, recebendo apenas a indenização equivalente às benfeitorias da fazenda.


IB oferece teste barato para controle de carrapatos

O Instituto Biológico (IB) promove iniciativas como Controle Estratégico do Carrapato do Boi. Para realizar o teste carrapaticida, o produtor deve fazer a coleta no período de infestação no rebanho. Recomenda-se recolher antes das aplicações de carrapaticida, em único dia, até 200 “jabuticabas” e alojá-las em frascos de plástico limpos por até 72 horas em refrigeração de 4°C. O envio das amostras para o IB pode ser feito via Correios. O valor do teste é de R$ 20,00.

Nova técnica de IATF aumenta em até 20% a prenhez


A Embrapa Rondônia desenvolveu uma técnica chamada de Inseminação Artificial em Tempo Fixo em Blocos (IATF em Blocos), que tem resultado em aumentos de 10% a 20% de prenhez em relação às vacas submetidas à metodologia convencional. Segundo o pesquisador da Embrapa, Luiz Pfeifer, responsável pelo trabalho, a taxa de prenhez pode chegar a 70%.


Cerco às beta-agonistas

Substâncias responsáveis por elevar a produtividade dos rebanhos bovinos dos Estados Unidos, as beta-agonistas, em especial a ractopamina, ainda não têm vida fácil no Brasil. O Governo do Tocantins apresentou na Comissão de Constituição, Justiça e Redação projeto que pretende proibir a comercialização de beta-adrenérgico e abate técnico dos animais que lhe tenham feito uso. A preocupação é que a enzima é proibida por russos, árabes, europeus e alguns latino-americanos, responsáveis por boa parte das importações da carne bovina brasileira.


Warning: getimagesize(/revistas/ag/imagens/id_408/agro+giro_1.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/a/fb/47/edcentaurus/public_html/edcentaurus/application/controllers/AgController.php on line 441