Editorial

 

Pecuária 3.0

A Integração Lavoura-Pecuária é o fator que está contribuindo para a imersão dos criadores de gado em tecnologia, entre as quais a implementação de pastagens, a colheita de grãos e capim, o confinamento e a confecção de feno e silagem mostram uma infinidade de caminhos a serem seguidos. E tudo isso está muito bem explicado no “Especial Mecanização” que a AG preparou para você!

E como arranque e eficiência são palavras de ordem na atividade, não deixe de acompanhar em “Raças” a genética 3.0 atingida pela raça Nelore, hoje com muitos programas de avaliação genética voando alto quando o assunto é funcionalidade, tanto nos rebanhos Ceip (Certificado Especial de Identificação e Produção) quanto nos plantéis puros de origem.

Falando em reprodutores, também demos a largada para descobrir quem são os 100 maiores vendedores de touros do Brasil, com a AG e a FF Velloso & Dimas Rocha Assessoria recebendo o BeefPoint nessa parceria de sucesso. A apuração junto aos criadores já começou.

Não deixe de conferir também nossa “Entrevista do mês” com Marcelo Cabral, especialista em Recursos Humanos na pecuária e que fornece dicas essenciais.

Em “Sanidade”, chamamos a atenção para um assunto pouco discutido que é a condenação de fígados bovinos por fotossensibilização às braquiárias consumidas; muito interessante. Em “Meio Ambiente” e “Sustentabilidade” temos dois temas que se fundem. No primeiro, um breve resumo do que mudou quatro anos depois do anúncio da reformulação do Código Florestal Brasileiro. No segundo, são apresentados os benefícios econômicos e sustentáveis da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, em que o reflorestamento exigido no código pode ser inserido.

Em “O Confinador”, são estimados os impactos que a cria pode exercer sobre os dois ciclos subsequentes. Tudo a ver com nossa “Escolha do Leitor”, cujo propósito foi levantar os desafios na formulação de dietas para produção de carcaças enquadradas nos programas de qualidade dos frigoríficos.

“Leite” também discute o futuro do tratamento da vaca seca, que, ao que tudo indica, será sem a aplicação preventiva de antibióticos e, por fim, “Caprinovinocultura” fornece dicas para o aproveitamento total das carcaças, sejam elas de cordeiros ou “ovelhas velhas”, como em embutidos e hambúrguer.

Boa leitura!


Warning: getimagesize(/revistas/ag/imagens/id_408/a+voz+do+criador_1.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/a/fb/47/edcentaurus/public_html/edcentaurus/application/controllers/AgController.php on line 441