Notícias do Hereford e Braford

Hereford e Braford: excelente desempenho no cruzamento industrial

As perspectivas um tanto quanto nebulosas frente aos novos mercados não tiraram o interesse de pecuaristas pelas raças Hereford e Braford. O cenário prova o contrário. As raças de origem britânica despontam como uma alternativa real para a crise e pecuaristas do Centro Oeste e do Norte brasileiro têm optado pelo cruzamento industrial de touros Hereford e Braford em vacas Nelore.

Conforme o Inspetor Técnico pela ABHB, Dr. Witis Baes Rodrigues, as raças têm sido uma opção atraente em virtude das suas características produtivas, como precocidade sexual, velocidade de ganho de peso, acabamento de carcaça, alta conversão alimentar, marmoreio de carne e bom temperamento, além de excelente adaptabilidade às regiões do Centro e Norte brasileiro.

“Estamos vendo um verdadeiro boom no interesse de Hereford e Braford no Brasil Central. O cruzamento industrial é uma realidade, haja vista o desempenho superior do uso de touros Hereford com vacas Nelore quanto ao peso da carcaça e idade de abate”, analisa. As raças cresceram de forma consistente na comercialização de animais e produtos, em especial o sêmen. “No Centro Oeste, mesmo atrás das tradicionais raças campeãs de venda, vimos no Hereford e no Braford um mercado novo em descoberta”, informa.

Um giro rápido pelos principais criatórios do Centro Oeste e é possível perceber animais bem adaptados e respondendo a todas as expectativas que os criadores buscam: um animal precoce, produtivo e rústico, produzindo carne de qualidade em um ciclo curto de produção. Nesse cenário de satisfação, despontam localidades como a Centro América Agricultura e Pecuária, em Gaúcha do Norte; Lagoa Encantada, em Primavera do Leste; Fazenda Engano, em Porto Murtinho; Fazenda Sucupira, no Distrito Federal; Fazenda Morada da Lua, em Coxim; e Genética La Aurora, em Campos de Julio. “Todos plenamente adaptados e utilizando a genética HB em seus criatórios”.

O médico-veterinário Diego Kasali, que realiza assessoria nas áreas de seleção, manejo e formação da raça Braford em fazendas do RS, SC, TO e Uruguai, da mesma opinião e assegura que já é uma realidade a criação do Braford no Norte brasileiro. A raça tem desempenhado a importante função de maximizar a rentabilidade da pecuária nacional. “Aproveitando a união das relevantes características do Nelore, como adaptação e rusticidade, e do Hereford, como precocidade, bom temperamento e qualidade de carne, conseguimos produzir animais funcionais e produtivos nas regiões de altas temperaturas e com baixa quantidade e qualidade nutricional”.

Com quatro anos de criação e cruzamentos com a raça Braford, a Fazenda Brasil, localizada em Porto Nacional/ TO, trabalha com cerca de 2.000 ventres na cria. Visando aumentar a valorização dos bezerros vendidos, a propriedade optou por substituir os touros Nelore da fazenda, por touros da raça Braford para serem cruzados com as vacas Brancas, o que resultou em um aumento de 30% na valorização dos bezerros na comercialização.“O criador está vendo que o Hereford agrega peso à carcaça, o que tem valorizado o produto final”, conta Kasali. Para 2016, o médico-veterinário aposta ainda mais na valorização do Braford. “Se em 2015 o bezerro estava sendo comercializado por R$ 1.300,00, a expectativa para 2016 prevê alcançar os R$ 1.600,00”.

A ABHB, que atua há 58 anos na promoção da genética, buscando excelência na produção de carne a pasto, aglutina 300 associados de estados como RS, SC, PR, SP, RJ, GO, MS e MT. “Além de representar os criadores nas mais variadas esferas, somos responsáveis pelo controle do registro genealógico das raças no Brasil e primamos pela difusão da criação através de encontros técnicos, exposições e remates, busca incessante pelo melhoramento genético e por programas de bonificação de carne de qualidade”, informa Fernando Lopa, CEO da ABHB.


Warning: getimagesize(/revistas/ag/imagens/id_405/noticias+do+hereford+e+braford_2.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/a/fb/47/edcentaurus/public_html/edcentaurus/application/controllers/AgController.php on line 441