Notícias do Montanha

 

É importante comprar touros avaliados

Estamos em plena safra de venda de reprodutores e as opções são inúmeras. Analisando as revistas, os e-mails e os canais de televisão especializados em pecuária, vemos que todos os dias é ofertada uma série de reprodutores e muito é falado.

A grande questão é como filtrar o marketing e escolher o que realmente deve ser introduzido no rebanho para melhorar índices e aumentar a eficiência e a lucratividade.

A verdade é que muitos produtores investem muito em marketing e pouco em seleção genética. Isso, infelizmente, resulta em propagandas bem elaboradas que chamam a atenção, mas que resultam em animais que não trarão o resultado esperado depois do trabalho. Prejuízo na certa!

Há várias maneiras de selecionar os touros que realmente devem ser usados e a principal dica é verificar se o animal possui avaliação genética. Palavras como “qualificados” ou “selecionados” são usadas para maquiar a falta de avaliação genética; busque touros onde se lê “geneticamente avaliados”. E a melhor garantia oferecida por quem faz avaliação genética é o CEIP – Certificado Especial de Identificação de Produção – documento emitido pelo Ministério da Agricultura para programas sérios de avaliação genética e que garante que somente os melhores animais de cada safra sejam comercializados como reprodutores.

Cuidado com produtores que oferecem parte dos touros com CEIP e parte apenas com “registro”. Isso quer dizer que estão vendendo os geneticamente inferiores, que não passaram nos limites do CEIP. ATENÇÃO!!

Em uma pecuária moderna, eficiente e lucrativa é inconcebível a aquisição de animais sem avaliação genética.

Selecionados os touros/raças geneticamente avaliados, deve-se analisar o vendedor. É sério? Qual o volume de touros produzidos por ano? Há quanto tempo está no mercado? Todos esses fatores são importantes para definir o posicionamento do fornecedor no mercado e a qualidade de oferta.

O Programa Montana trabalha desde 1993 na seleção de bovinos compostos, geneticamente avaliados e com CEIP. São cerca de 12.000 nascimentos por ano e seus criadores estão distribuídos em várias regiões do País, no norte do Uruguai e no chaco paraguaio.

São touros selecionados para trabalho em ambiente tropical, cobrindo vacas a campo em qualquer região, produzindo bezerros pesados, uniformes, com grande potencial de ganho de peso e carne de qualidade comprovada, além de fêmeas férteis e precoces.

Todos os touros Montana colocados à venda possuem o CEIP, ou seja, estão entre os 26,5% melhores animais da safra. São todos touros que passaram por uma forte peneira genética, uma crítica peneira morfológica, dentro de um trabalho de seleção focado em características econômicas. O Montana é capaz de gerar heterose em qualquer vaca e é importante ressaltar que a heterose oferecida pelo Montana não se perde ao longo das gerações como acontece com o cruzamento entre raças puras.

Fique atento, analise o mercado cuidadosamente e tome a melhor decisão para o melhoramento do seu rebanho e do seu bolso!

*Gabriela é zootecnista e gerente de Operações do Montana


Os touros Montana estão disponíveis nas fazendas de todos os criadores. Para saber mais, acesse www.compostomontana. com.br, ligue para (17) 3011-6775 ou mande um e-mail para faleconosco@ compostomontana.com.br. Você também pode nos seguir no Twitter (@programamontana) ou no Facebook (Programa Montana).


Warning: getimagesize(/revistas/ag/imagens/id_392/notlol_2.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/a/fb/47/edcentaurus/public_html/edcentaurus/application/controllers/AgController.php on line 441