Agro Giro

 

Com ILPF, fazenda no Mato Grosso dobra produção animal

Segundo a engenheira-agrônoma Gabriela Cabrera, a lotação de animal por hectare na Fazenda Guaratã, em Juara, duplicou com a utilização da integração lavoura-pecuária- -floresta. “A renda da propriedade também aumentou nesse sistema, contabilizamos um faturamento de R$ 500,00 por hectare”, diz.


Identificação animal como estratégia de defesa sanitária

A adoção de um sistema de rastreabilidade eficiente atende as exigências de comércio internacional e condições sanitárias regulamentadas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Como exemplo desses benefícios, a identificação individual dos animais localizados na fronteira entre Paraguai e Mato Grosso do Sul resultou no reconhecimento como zona livre de febre aftosa com vacinação.


Universidade adquire manequins de animais para simulação

Desenvolvidos no Canadá, os modelos são usados pelos acadêmicos no campus da Faculdade Porto-Alegrense, na capital gaúcha, para o treinamento de procedimentos e desenvolvimento de habilidades como aplicação de medicamentos, inserção de sondas e condutas relacionadas ao parto. Os manequins também podem ser preparados para simular diversas situações relacionadas a exames clínicos.


Abiec lança iniciativas para o futuro sustentável da cadeia da carne

O objetivo da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne é desenvolver uma pecuária sustentável em diversas frentes, evitando que a indústria brasileira compre carne bovina procedente de áreas desmatadas na Amazônia ou onde tenham sido constatadas irregularidades ambientais e sociais.


Oito milhões de hectares de pastagens serão reformados no MT

O governo mato-grossense pretende ampliar a produção de carne com qualidade, por meio da integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), transformando 8 milhões de hectares de baixa produtividade em áreas de agricultura ou reformando a pastagem para adquirir maior eficiência na pecuária, com previsão de início do projeto a partir da safra 2016/17.


Municípios selam convênios para fiscalização e cobrança do ITR

A União, em parceria com os municípios, vêm intensificando os projetos de fiscalização e cobrança de Imposto Territorial Rural (ITR). Assim, publicou os Decretos nºs 6.433, 6.621 e 6.770, todos de 2008, além da Instrução Normativa nº 884/2008, que dispõem sobre essa possibilidade de fiscalização e cobrança.


Famasul lança projeto de gestão territorial

O projeto “Gestão Territorial da Bovinocultura de Corte”, da Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (Famasul), chega para melhorar a confiabilidade de dados que possam auxiliar na tomada de decisões pela iniciativa privada e na condução de políticas públicas voltadas à bovinocultura de corte sul-mato-grossense.