Brasil de A a Z

 

Nelore de Elite. Elite para quê?

William Koury Filho é zootecnista, mestre e doutor em Produção Animal, jurado de pista de Angus a Zebu e proprietário da Brasil com Z® – Zootecnia Tropical

Amigos agropecuaristas, parabéns a todos os envolvidos com a atividade nobre de produção de alimentos. Vocês são o orgulho dessa nação - que passa por um momento muito importante de reflexão com relação a aspectos éticos e morais.

Julho foi um mês em que muita coisa bacana aconteceu em minhas andanças pelo Brasil e fora de nossas fronteiras. Para começar, gostaria de falar um pouco da exposição da raça Nelore que julguei em Assunção, capital do Paraguai, em que tive a oportunidade de trabalhar para uma associação que preconiza conceitos muito claros de seleção funcional. O reflexo disso é que, nas pistas de julgamento do país vizinho, pude avaliar um gado mais próximo do trabalho de campo, mostrando que, sim, é possível aproximarmos esses universos em prol da pecuária de corte produtiva e funcional.

 

Agora, em agosto, terei a oportunidade de trabalhar nos julgamentos de uma exposição importante em Rondonópolis/MT, na qual irei conduzir os trabalhos no mesmo rumo, fazendo aquilo em que acredito. Espero que, junto com os outros dois jurados, o resultado traga satisfação próxima àquela que tive em Assunção. O Mato Grosso possui o maior rebanho bovino de corte do país e tem me dado oportunidade de julgar mais do que outros estados, talvez porque seja um grande produtor e consumidor de touros melhoradores e funcionais, e, com isso, tenha uma visão mais clara do que a pista precisa para andar mais perto da pecuária de produção, onde possa vir a representar a Elite desse segmento. Depois conto como foi.

Logo na sequência do trabalho no MT, tenho uma série de atribuições, dia de campo na Universidade Federal de Uberlândia, palestra na ExpoGenética e participação em leilões, primeiro na Mundo Novo, depois em Uberaba/MG, na Matinha, Boi com Bula Premium e Base Genética – durante a mais importante feira sobre genética zebuína do País – em que faço comentários técnicos, destrinchando avaliações genéticas e fenotípicas, traduzindo informações importantes em uma linguagem em que o produtor possa entender e tomar decisões – conceito que chamamos de Boi com Bula, na BrasilcomZ.

Falando de leilões, no mês que passou, trabalhei em importantes eventos, com destaque para matrizes Matinha e Lemgruber e o Mega Evento EAO. Esse papo todo sobre os feitos e afazeres foi para contextualizar o momento e trazer à tona o conceito de Elite.

Segundo dicionário, Elite significa: aquilo que há de melhor na sociedade, em um grupo, em uma classe; escol, nata.

Incomoda o termo Elite ser designado primeiramente para o gado de pista, separando esse produto do gado de produção, pois se Elite é a nata, aquilo que há de melhor, o conceito aplica-se a animais diferenciados dentro de uma determinada atividade, seja na pista, em provas de ganho em peso, nas avaliações morfológicas ou nas avaliações genéticas.

Conversas muito interessantes a respeito do Nelore produtivo e funcional e tendências de mercado e de pista fizeram parte do Mega Evento EAO, no qual proprietários de grande marcas, leiloeiros, leiloeiras e assessorias que atuam nos diferentes setores, desde ExpoZebu até leilões de gado de corte, discorreram sobre o assunto.

Ficou claro que Elite deve ser aplicado àquilo que há de melhor e, para uma pecuária mais forte no Brasil, o ideal é que seja aplicado principalmente em cima daqueles animais que irão fazer a diferença em produtividade e funcionalidade e dão retorno econômico baseado no que entregam em aumento de produção. Nesse leilão, foi vendida uma doadora por uma boa soma de dinheiro, assim como quase 700 touros com valores expressivos e que se explicam pelo aumento de produtividade que esses reprodutores trarão para o rebanho que os adquiriu.

Pois bem, quando ouvirmos o termo Elite para um animal da raça Nelore, temos de ter bem claros os objetivos e expectativas com relação ao indivíduo e fazer uma importante pergunta: elite para quê?


Warning: getimagesize(/revistas/ag/imagens/id_383/brasil+de+a+a+z_1.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/a/fb/47/edcentaurus/public_html/edcentaurus/application/controllers/AgController.php on line 441