Notícias do Charolês

LEILÃO SANTO IZIDRO CONFIRMA MOMENTO POSITIVO DO CHAROLÊS

No dia 13 de maio, foi realizada mais uma edição do Leilão Santo Izidro, um dos mais tradicionais e concorridos eventos da raça no País.

Segundo Augusto Mascarenhas de Souza, titular da Cabanha Santo Izidro, desde o início da preparação do remate o grupo tinha a certeza de que seria o melhor de todos os tempos, em função das perspectivas favoráveis à pecuária de cria. Ele destacou vários fatores que chamaram a atenção e que atestam o sucesso do leilão, em especial no que se refere à participação do Charolês: “Para começar, é importante salientar a presença e participação ativa de criadores em uma quarta-feira, com mais de 60 compradores diferentes. O que se viu foram arquibancadas lotadas, com uma plateia atenta e que ficou até final, o que nos deixou extremamente satisfeitos. Foi um leilão ágil, com a valorização da qualidade oferecida em pista. Quando entrou o Charolês, a situação melhorou ainda mais de figura e chegou ao auge, com grande disputa pelos lotes. Tínhamos uma meta de atingir média R$ 10.000,00 na raça e conseguimos superar essa marca com folga”. Questionado sobre o motivo dessa procura, Augusto não hesitou: “O pessoal quer a raça. Prova disso foi o criador Sérgio Vargas, do Mato Grosso, que tem adquirido nossos touros nos últimos anos e, devido ao sucesso no cruzamento industrial, neste ano, comprou dois touros de ponta para coletar e utilizar em IATF para poder ampliar a utilização da genética melhoradora do Charolês”. Por sua vez, seu filho Rodrigo, que participou ativamente da organização do evento, sintetizou: “É o Charolês voltando com tudo”.

MARINGÁ COMEMORA O SUCESSO DE SUA PRIMEIRA RANQUEADA

Durante a 43ª Expoingá, o Charolês realizou de 11 a 17 de maio a segunda etapa do Ranking Nacional 2015, sendo que, pela primeira vez, Maringá sediou uma feira com esse status.

A presença da raça agradou a todos que puderam matar a saudade do Charolês e conferir a evolução da sua seleção.

Jucival Sá, diretor de Pecuária da Sociedade Rural de Maringá, mostrou-se muito satisfeito em ver recompensados seus esforços em seduzir os criadores de Charolês para participarem do evento: “A participação da raça Charolesa na Expoingá 2015 foi muito importante para a pecuária da feira, uma vez que valorizou ainda mais a diversidade de raças, a qualidade dos animais e contribuiu para que a Expoingá fosse, mais uma vez, um verdadeiro “campo” de melhoramento genético. A Sociedade Rural de Maringá sente-se honrada em ter sediado pela primeira vez uma exposição ranqueada da raça Charolesa. Agradecemos pelo prestígio e pela confiança em nossa exposição, que hoje é uma das maiores e melhores feiras agropecuárias do País. Externamos também nossos cumprimentos aos relevantes criadores que participaram com animais, que são resultados de uma produtividade extremamente importante para a revolução zootécnica da pecuária brasileira”.

Por sua vez, a recentemente eleita presidente do Núcleo dos Criadores de Charolês do Norte do Paraná, Viviane Branco e Silva, declarou: “Foi um sucesso a Exposição de Maringá. Os animais em pista chamaram atenção pela sua modernidade, causando um verdadeiro frisson entre produtores de carne, comprovando a hora e a vez do Charolês no cenário pecuário. A receptividade e o excelente atendimento dispensados a nós da família charolesa pela Sociedade Rural de Maringá, através de seu diretor de pecuária Sr. Jucival Sá e seus colaboradores, só abrilhantou ainda mais nossa estada nessa nova vitrine.”

presidente da ABCC, Wilson Borges, que foi o jurado da exposição, também comentou a participação do Charolês: “Foi muito bom estar presente nessa excelente mostra que Maringá realiza. Como jurado, gostei de ver que os criadores estão conseguindo atingir o tipo de animal que consideramos ideal, de frame mais moderado e mais precoce, sem prejuízo do peso e da qualidade de carcaça, que são os grandes diferenciais do Charolês. Fiquei mais satisfeito ainda ao constatar depois do julgamento que esse avanço zootécnico está sendo obtido com utilizações de diversas linhagens, tanto americanas, quanto francesas e inclusive do Reino Unido”.


Warning: getimagesize(/revistas/ag/imagens/id_377/notb_5.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/a/fb/47/edcentaurus/public_html/edcentaurus/application/controllers/AgController.php on line 441