Notícias do Charolês

 

EXPLONDRINA ABRE RANKING CHAROLÊS 2015 COM DUELO EQUILIBRADO

De 9 a 19 de abril, foi realizada no Parque Governador Ney Braga a 55ª Expolondrina, em que, como tem ocorrido nos últimos anos, o Charolês abriu a temporada do Ranking Nacional.

Com a organização do Núcleo dos Criadores de Charolês do Norte do Paraná, comandado pelo criador Carlos Henrique da Silva, presidente do núcleo, e sua esposa, Viviane Branco, a mostra da raça foi mais uma vez um sucesso nesse tradicional palco da pecuária brasileira.

Neste ano, a tarefa de definir os campeões ficou a cargo do criador e médicoveterinário Fernando Amâncio Nobre, que já julgou importantes exposições no país, inclusive a Expointer, mas que pela primeira vez julgava em sua terra natal. Ao final do julgamento, ele fez um resumo do que viu em pista: “acredito que os animais apresentados em pista atendem as necessidades do padrão atual do Charolês. São animais pesados, compridos e, principalmente, apresentam lombo e posteriores muito bem revestidos de carne, característica que garante à raça os melhores resultados quando comparamos seus cruzamentos com outras raças. Como confinador, acompanho sempre os resultados de ganho de peso diário e rendimento de carcaça e o Charolês apresenta- se sempre com vantagem comparado a seus concorrentes.”

Também esteve prestigiando o evento o presidente da ABCC, Wilson Borges, titular da Cabanha Labor, de Soledade/ RS, que ficou muito satisfeito com o que viu. “Para quem gosta de pecuária, e em especial da raça Charolesa, é sempre um prazer participar da Expolondrina e poder ver em pista animais de excelente qualidade e, fora dela, um grupo de entusiasmados criadores. O ambiente estava tão favorável à raça que foi até confirmada a realização de uma exposição ranqueada da ABCC em Maringá, de 7 a 17 de maio”.

Durante o julgamento, o que se viu foi um duelo equilibrado entre animais qualificados, com predomínio de um criatório nos machos e de outro nas fêmeas. Houve até quem dissesse ter visto também o duelo desses criadores à beira da pista. Se por um lado um ficou com a maior quantidade de prêmios, por outro, seu concorrente ficou com o prêmio mais cobiçado, ou seja, o de Suprema Campeã da raça. Com base nos resultados, foi possível já se ter a primeira parcial da corrida pelo Ranking Nacional 2015.

Confira a seguir as principais premiações.


Warning: getimagesize(/revistas/ag/imagens/id_374/notb_8.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/a/fb/47/edcentaurus/public_html/edcentaurus/application/controllers/AgController.php on line 441