Na Varanda

 

Decifrando os mistérios futuros

Francisco Vila é economista, consultor internacional e diretor da Sociedade Rural Brasileira vila@srb.org.br

A Editora Centaurus inova com uma coluna focada na prospecção de tendências futuras da agropecuária. Em tempos de mudança acelerada, uma visão sobre o que pode vir parece tão importante quanto o domínio de boas práticas, técnicas e gerenciais, já implantadas na fazenda do leitor.

Naturalmente, podemos nos perguntar: será que o futuro é mesmo previsível? A resposta é: Sim! Pois conhecemos as principais forças motrizes do progresso acelerado. São esses os avanços que a biotecnologia, o next generation sequencing, a nanotecnologia e a geotecnologia, entre outros, irão trazer para todos os aspectos da nossa vida pessoal e produtiva. Um produtor de leite na França já delegou em 100% a gestão da sua produção para robôs e programas de informática. No ano passado, foi criado o primeiro hambúrguer (dizem que é gostoso) em laboratório, sem jamais “ter pisado” em pasto ou ter ouvido um berro de boi. E ainda estão prevendo a produção de alimentos através de impressoras 3D em casa. Porém, isso não acontecerá do dia para a noite, mas já está escrito no livro da história da evolução humana.

Mais especificamente para o agro, a “Visão 2014-2034” da Embrapa (“O futuro do desenvolvimento tecnológico da agricultura brasileira”) traça o caminho já em curso. Avaliando todas essas informações, chegamos à conclusão de que nada ficará como tem sido até agora. Urge, assim, refletir sobre Como será? O que afetará meu negócio? e Quais as decisões e medidas que preciso tomar para continuar produtivo e competitivo? São esses os assuntos que vamos debater neste espaço.

Então, como o produtor pode se posicionar para ficar atualizado sobre o que há de novo e sobre o que precisa fazer para incorporar essas inovações em sua estrutura e seus processos de negócio? O Brasil conta com 1,2 milhão de bovinocultores de corte. Não mais de 5% recebem as revistas especializadas e apenas 20% acessam a Internet. Assim, estamos falando de um grupo seleto de protagonistas que moldarão a pecuária do futuro e do qual você já faz parte.

Cabe aqui uma nota sobre a forma mais eficiente da capacitação contínua. Isso tem a ver com a nossa maneira de receber, interpretar, selecionar, armazenar e incorporar conceitos e práticas novas. Avaliando as diversas formas de comunicação, podemos focar em palestras, eventos, leitura de artigos e assistência a programas televisivos. A TV é informativa, a leitura é educativa e a frequência de eventos permite ainda o compartilhamento de impressões com outros produtores. É claro que o melhor é a combinação de todos. Mas lembrando o pouco tempo que nos resta para atualizar nossa mente, sugiro focar na leitura. O jornalista de TV gasta algumas horas para preparar sua matéria enquanto o redator de um artigo de revista dedica dias para a pesquisa e a correta e eficiente formulação da sua mensagem. A informação da TV é passageira, não dá para fixar detalhes e dificilmente consegue-se compreender o contexto. Enquanto isso, um artigo convida para “ruminar” sobre os conceitos e dicas explicados de forma mais detalhada.

A capacidade de constantemente evoluir todos os aspectos do negócio exige a tomada de decisão ancoradas em uma percepção holística dos múltiplos processos. Cada inovação impacta em todo o sistema, desde os assuntos técnicos até administrativo-financeiros e comerciais. E isso parece mais fácil de conseguir através da leitura, às vezes repetitiva, de artigos em revistas.

Com essa missão, vamos sair uma vez por mês da rotina do dia a dia, abrir as portas da nossa Varanda imaginária e praticar a arte da visão de longo prazo. O melhor momento para a leitura será um dia do final de semana. Dessa forma, alguns dos conceitos e, nomeadamente, as nossas ideias em torno dos assuntos apresentados terão algum tempo para penetrar o vosso subconsciente.


Warning: getimagesize(/revistas/ag/imagens/id_374/na+varanda_1.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/a/fb/47/edcentaurus/public_html/edcentaurus/application/controllers/AgController.php on line 441