Falou

 

Parceira do pecuarista e do meio ambiente

José Falcão Filho, diretor de Marketing e Vendas da Operação Aços Brasil apresenta os diferenciais da Gerdau

Revista AG – Quais são as projeções da empresa para o setor agropecuário neste ano?
José Falcão Filho –
Apesar dos problemas climáticos e da crise hídrica, acreditamos na continuidade do crescimento da agropecuária, especialmente da pecuária, que apresentou crescimento consistente nos últimos anos e deve expandir ainda mais em 2015. Segundo dados do Banco Central, a expectativa é que a atividade registre crescimento de 2% no ano contra um avanço de 1,2% em 2014.

Revista AG – Quais são os serviços e produtos que a empresa tem a oferecer ao pecuarista atualmente?
José Falcão Filho –
A Gerdau possui uma ampla linha de produtos voltados ao atendimento do pecuarista, entre os quais podemos destacar o arame ovalado, arame farpado, mourão de aço, grampo, cordoalha, arame galvanizado, pregão, cercafix, entre outros. A empresa conta também com uma equipe técnica à disposição de seus clientes para atendimento de dúvidas a respeito de características, utilização e aplicação dos produtos.

Revista AG – Ainda referente aos clientes pecuaristas, qual seria o produto carro-chefe da empresa?
José Falcão Filho –
Atualmente, os produtos considerados carros- -chefes na linha para a agropecuária são os arames agropecuários (arame ovalado e arame farpado elefante Gerdau). Contudo, cabe destaque também ao mourão de aço, estaca utilizada como base na construção de cercas. Por ser produzido em aço, em substituição a materiais como madeira ou concreto, o produto é mais resistente e adaptável a qualquer tipo de solo e topografia, além de representar uma opção mais econômica e sustentável. Entre os seus principais benefícios estão sua facilidade de transporte e aplicação e a alta durabilidade, já que resiste ao impacto dos animais e à ação do tempo. Quando devidamente manuseado e instalado, o mourão de aço possibilita a sua reutilização por tempo indeterminado, visto que as primeiras peças, instaladas na época do lançamento do produto, há 16 anos, permanecem em plenas condições de uso.

José Filho destaca o mourão de aço, produto que reforça a consolidação da empresa na bovinocultura

Revista AG – Sabemos que a Gerdau possui um programa de relacionamento com o cliente, no qual disponibiliza equipe de especialistas para tirar dúvidas dos produtores. Fale mais sobre ele.
José Falcão Filho –
O programa Clube Amigos do Campo, criado em 1995, é um importante canal de comunicação e integração do homem do campo com a Gerdau e também um meio para troca de experiências entre os associados. Por meio do portal, os associados têm acesso a informações técnicas e dicas de aplicação dos produtos oferecidos pela Gerdau, além de um espaço para tirar dúvidas relacionadas ao dia a dia. O Clube acumula milhares de acessos no site (www. amigosdocampo.com.br) e mais de 10 mil associados. Atualmente, temos como sócios de consulta frequente não apenas os pecuaristas, mas também estudantes, agricultores e gestores de fazenda.

Revista AG – O desafio das grandes corporações é crescer de forma sustentável. De que forma os produtos Gerdau contribuem nesse sentido?
José Falcão Filho –
A partir do desenvolvimento de práticas sustentáveis em seus processos industriais, investimos continuamente em ações para reduzir o impacto de sua atividade no meio ambiente. Em suas usinas, o conceito de reciclagem está presente em distintas etapas do ciclo de produção do aço, contribuindo para redução do consumo de recursos naturais. Cerca de 75% do aço produzido pela Gerdau é feito a partir da reciclagem de sucata ferrosa, ou seja, de materiais não mais utilizados pela sociedade. Isso significa que aproximadamente 15 milhões de toneladas de sucata são retiradas do meio ambiente a partir de uma ampla rede de fornecedores. A utilização da sucata contribui para diminuir o consumo de energia, além de minimizar a emissão de gás carbônico na atmosfera. Outro ponto de destaque é que os produtos Gerdau foram os primeiros voltados para os mercados de construção civil e agropecuária a conquistarem o Selo Ecológico Falcão Bauer, um dos mais antigos certificadores de produtos no Brasil, que assegura que a empresa segue práticas ambientalmente sustentáveis em seus processos produtivos.


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