Notícias do Charolês

 

Produção de carne charolês certificada consolida-se em Santa Catarina

No último dia 25 de novembro foi iniciada oficialmente a produção de Carne Charolês Certificada no estado de Santa Catarina. Com a assinatura de contrato de parceria entre a ABCCharolês e o Frigorífico Verdi, de Pouso Redondo, realizada em junho passado, em Chapecó, foi necessário aguardar as obras de modernização e ampliação da Planta para o efetivo início do Programa.

Os abates estão sendo rotina desde então, conforme a absorção desta carne no mercado. “Estamos otimistas, pois o mercado atual da carne bovina passa por um processo de qualificação e estamos tendo uma ótima receptividade na distribuição. Como estamos mantendo com rigor as exigências e o padrão de qualidade na sua produção, todos os clientes que têm experimentado o produto têm aprovado e voltam a fazer encomendas”, segundo Ariel Verdi, dirigente do frigorífico.

Toda a qualidade e o potencial de produção da raça Charolês estarão agora disponíveis para aqueles consumidores exigentes, que preferem consumir carne de qualidade.

Para os criadores e cruzadores do estado também a notícia é boa, pois os reflexos deste Programa irão ser sentidos na valorização da raça e em consequência num fomento na sua produção e utilização.

Os primeiros abates registraram resultados excelentes. Nas fêmeas, a média de peso da carcaça ficou em 255 kg, com bonificação média de 7%. Nos machos, como era de se esperar, os resultados foram ainda superiores, atingindo peso médio de carcaça de 287 kg e bonificação média de 8%. No quesito idade, tivemos 34,5% de animais Dente de Leite e 65,5% de animais 2 Dentes, computando machos e fêmeas.

Com base nesses dados, Joaquin Villegas, Diretor do Programa de Carnes comentou: “Nestes primeiros abates ficou comprovado o que os criadores e usuários da genética do Charolês já sabem, ou seja, que a raça é capaz de produzir a carcaça dos sonhos de todo o frigorífico: pesada, com bom acabamento e oriunda de animais jovens, o que melhora ainda mais a qualidade da carne. O produtor, por sua vez, fica satisfeito porque acaba tendo vários ganhos cumulativos com o uso do Charolês: ganha no peso, ganha no rendimento e agora ganha também com a bonificação do Programa Carne Charolês Certificada”.

Decorridos pouco mais de 2 meses do início efetivo do programa, os resultados vêm correspondendo às mais otimistas das expectativas. O diretor da empresa certificadora, Eldomar Kommers, que tem acompanhado de perto os abates e todo o desenvolvimento desse programa até agora, relata ter recebido feedbacks positivos de todos os elos da cadeia da carne. Segundo ele, os criadores estão satisfeitos, pois chegam a ganhar mais de R$ 200,00 de bônus por animal que entra no programa, o que é bastante significativo. Por outro lado, os consumidores também não poupam elogios ao produto, devido a sua maciez e seu sabor. “Isto apenas confirma o que já é quase uma unanimidade entre os frigoríficos, ou seja, que um animal oriundo de uma raça taurina europeia, desde que seja jovem e bem acabado, produz uma carne de alta qualidade, com diferenças praticamente imperceptíveis entre as raças”, salientou Kommers. Além disso, o frigorífico também está entusiasmado com a procura da carne, comprovando o seu acerto em ter sido o primeiro a apostar concretamente nesse projeto.

Já Wilson Borges, Presidente da ABCCharolês, declarou que “Este é mais um passo importante na história do Charolês no Brasil. Santa Catarina é um estado onde a raça predomina e é merecido que esse Programa inicie por este estado. Nosso desafio agora é consolidar, o que já está acontecendo, e ampliar o Programa. Já estamos em tratativas com frigoríficos do Rio Grande do Sul e Paraná e esperamos em breve poder dar esta boa notícia a todos os que gostam de trabalhar com a genética melhoradora do Charolês”.


Warning: getimagesize(/revistas/ag/imagens/id_367/charolesnoticias_2.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/a/fb/47/edcentaurus/public_html/edcentaurus/application/controllers/AgController.php on line 441