Agro Giro

 

RS GANHA INDICADOR PECUÁRIO

O NESPRO Índices, elaborado pelo Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva, disponibilizará semanalmente os preços do quilo do boi e da vaca (peso vivo e carcaça) no Rio Grande do Sul, obtidos de frigoríficos de todos os portes e sindicatos rurais nas mesorregiões Centro- -Oriental, Centro-Ocidental, Metropolitana, Nordeste, Noroeste, Sudeste e Sudoeste. Já os preços para o consumidor serão coletados em sete supermercados e açougues de Porto Alegre, atualizados a cada 15 dias.


O futuro é agora!

Uma plataforma cor de laranja, de dois metros de altura por três de comprimento, sobre quatro rodas. A máquina poderia ser confundida com qualquer trator se não fosse pelo detalhe de não ter motorista. Trata-se de um robô agrícola, ou Agribot, capaz de se deslocar sozinho por uma plantação inteira portando equipamentos sofisticados de diagnóstico de plantas e solos. Outra tecnologia visionária que se tornará realidade no próximo ano são os drones, as famosas aeronaves não tripuladas, que serão realidade na pulverização.


Transgênicos são seguros

A revista científica Journal of Animal Science disponibilizou o mais completo estudo sobre o impacto de organismos geneticamente modificados (OGMs) na alimentação animal. Conduzida pela geneticista da Universidade da Califórnia-Davis, Alison Van Eenennaam, a pesquisa analisou 29 anos de produção pecuária e colheu dados sobre a saúde dos animais antes e depois da introdução dos transgênicos. A conclusão é que a alimentação transgênica equivale àquela sem transgênicos e não há evidências de reações adversas.


Irrigação impressiona no sertão nordestino

Um grupo de 30 produtores percorreram fazendas leiteiras em quatro cidades do interior cearense. O objetivo do tour era mostrar os benefícios da irrigação, tecnologia que tende a expandir entre grandes e pequenos produtores. “Perto da linha do Equador, local que enfrenta secas intensas, encontramos animais Girolando extremamente produtivos, na média de 16 ua/ha”, conta, impressionado, Frederico Glaser, um dos participantes. Também foi possível ver pequenos produtores adotando o sistema de malhas.


e-GTA disponível nacionalmente

A partir de abril de 2015, todos os estados deverão emitir a Guia de Trânsito Animal Eletrônica (e- -GTA) para o transporte interestadual de animais vivos, ovos férteis e outros materiais de multiplicação animal. A obrigatoriedade foi estabelecida por meio da Instrução Normativa nº 35, publicada no dia 3 de outubro no Diário Oficial da União. Com a e-GTA, o pecuarista poderá emitir o documento da própria casa e aos finais de semana.


Brasil deve recuperar 60 milhões de hectares

Entre 2015 e 2023, será necessário recuperar 60 milhões de hectares de pastagens com baixa produtividade para o país evoluir em sustentabilidade, alerta a 2ª fase do estudo “Diretrizes para uma Economia Verde no Brasil”, lançada pela Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS). No diagnóstico de Agricultura e Pecuária, a pesquisadora Susian Martins afirma que 50% dos pastos brasileiros estão em processo de degradação.


Warning: getimagesize(/revistas/ag/imagens/id_367/agro+giro_1.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/a/fb/47/edcentaurus/public_html/edcentaurus/application/controllers/AgController.php on line 441